Combustível para caminhões: 7 dicas para escolher

03/04/2019

 

http://coopertral.com.br/novowp/wp-content/uploads/2018/01/diesel.jpg

 

O consumo de diesel é um dos fatores mais relevantes que afetam o rendimento e a lucratividade do caminhoneiro. Por isso mesmo, escolher bem o combustível para caminhões faz toda a diferença no desempenho da sua viagem.

O Brasil é um dos países que mais sofre com a adulteração de combustíveis, sendo que o Diesel é um dos prediletos dos falsificadores.

Um fato que acaba agravando esse problema é a dificuldade que o caminhoneiro encontra para escolher postos de qualidade, já que nem sempre é possível prever quais serão as opções existentes nos longos trajetos do dia a dia.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas para que você reduza os riscos de adquirir combustível de má qualidade para o seu caminhão, e, assim, melhore o rendimento do seu trabalho.

As diferenças entre o Diesel S-10 e S-500

A oferta do Diesel S-10 vem aumentando, gradativamente, nos postos de combustível do país. Aos poucos ele poderá substituir o Diesel S-500, que é mais usado atualmente.

A diferença básica entre os dois tipos de combustível é a menor quantidade de enxofre na fórmula do S-10, em relação ao S-500.

Com isso, ocorre a redução da formação de poluentes, pois a queima de combustíveis com maior concentração de enxofre produz poluentes que são prejudiciais para saúde da população. Além disso, a redução do enxofre no combustível reduz a contaminação do sistema de injeção e de escapamento dos veículos, aumentando principalmente a vida útil das unidades injetoras e catalisador.
Os cuidados para se escolher o melhor combustível

Agora, você vai ver 7 dicas para escolher o melhor combustível para o seu caminhão, tentando ao máximo fugir das armadilhas do Diesel adulterado.

1. Fique de olho no aspecto do posto

Postos mal cuidados, sujos e com frentistas sem uniforme denotam uma grande falta de cuidado dos seus proprietários, e servem de base para que você desconfie da qualidade do combustível.

Em geral, as grandes refinarias cuidam da imagem de suas marcas e tentam prezar pelo aspecto dos postos de combustível que utilizam suas bandeiras. Embora não haja uma fiscalização, existem competições internas que premiam os melhores postos e os mais bem cuidados.

Por isso, quando você vir um posto de combustível para caminhões que não esteja em boas condições, desconfie, pois pode ser um sinal de que ele não está no radar da empresa que lhe fornece combustível, aumentando as chance de que o Diesel ali comercializado seja adulterado.

2. Compare as bandeiras do posto e das bombas

Ao entrar no posto, a maioria das pessoas confere a bandeira exposta na fachada e nas marcações de preços. Mas e nas bombas?

Pois é, o perigo pode estar aí. Não existe um posto de combustível que ofereça produtos de refinarias diferentes no mesmo ambiente.

Neste caso, é muito provável que este estabelecimento esteja oferecendo combustível adulterado. Fique esperto e, quando entrar no posto, veja se a bandeira que está nas bombas é a mesma da fachada e de outros itens presentes no espaço.

Caso contrário, não abasteça e denuncie o posto para as empresas cujas marcas ele está expondo.

3. Desconfie de preços muito baixos

Você já ouviu falar na frase “não existe almoço grátis”? Ela vale também para os combustíveis. Os postos compram combustível para veículos direto das refinarias e revendem para o consumidor. O valor que os estabelecimentos pagam pelo produto é tabelado.

Portanto, o preço final para o caminhoneiro é estipulado a partir da definição da margem de lucro do empresário. Postos que desejam baixar o seu preço, ganham menos no final da operação.

Os postos não tem condições de abrir mão dessa margem de lucro, pois é o que vai garantir a manutenção do negócio que envolve o pagamento de impostos, salários de empregados e estrutura do estabelecimento!

Postos que oferecem Diesel muito mais barato do que a concorrência, podem estar fornecendo produtos de baixa qualidade. Portanto, por mais tentador que seja, não abasteça quando o preço for baixo demais.

4. Verifique a certificação do combustível para caminhões

O Diesel passa por um controle de qualidade chamado “teste de proveta”, que verifica itens como a densidade do combustível, nível de poeira, ferrugem e a quantidade de água usada na mistura. Trata-se de um teste obrigatório que pode ser feito diante do consumidor, caso este solicite.

Postos com bons resultados costumam divulgar os números obtidos como certificação para atestar a qualidade do seu combustível. Verifique esse item, antes de abastecer.

5. Guarde as notas fiscais

Além de ser um importante documento para o seu controle financeiro, a nota fiscal do abastecimento serve como proteção em caso de problemas.

O consumidor deve comprovar que adquiriu o combustível supostamente adulterado no local, caso queira buscar seus direitos junto ao PROCON ou através do Poder Judiciário. Portanto, o documento fiscal facilitará a comprovação, pois apresentará a descrição do que foi comprado, servindo como meio de prova.

6. Programe sua viagem com antecedência

Como já dissemos, é difícil para o caminhoneiro escolher sempre os mesmo postos, já que seus trajetos são longos e variados. Mas, você poderá programar suas viagens com  antecedência.

Dessa forma, é possível utilizar a Internet para verificar quais são os postos disponíveis no trajeto e como são avaliados entre os próprios usuários. Se programando, você evita ficar em situação de emergência, o que o obrigaria a abastecer seu veículo em um posto que poderá não ter boas referências.

7. Anote ocorrências em um caderno

Sempre que notar alto extraordinário, tanto positiva quanto negativamente, em relação ao abastecimento, você poderá anotar em um diário de bordo no seu caminhão. Assim você montará o seu próprio histórico de experiências com postos de combustível, dando preferência àqueles nos quais vivenciou as melhores experiências.

Evite problemas ao abastecer, e faça sempre a melhor escolha de combustível para caminhões, seguindo essas dicas e outros fatores que possam ser importantes na hora de abastecer. Você tem mais alguma contribuição para deixar para os colegas? Então participe deste post, deixando seu comentário e ajudando outros caminhoneiros!


Fonte: blogwlmscania.itaipumg.com.br